Comédia de Sketch, Humor Surreal , piadas Nonsense , Humor negro , Trocadilhos , Excentricidades , Sátiras , Sarcasmo e Ironia ao estremo tudo isso no loco humor britânico que influenciou muitas das suas comédias favoritas . Eu lhes apresento :
MONTY PYTHON
Imaginem dois estudantes intelectuais que se conhecem da Universidade de Cambridge chamados John Cleese e Graham Chapman. Agora imagine mais dois estudantes intelectuais mas que se conheceram na Universidade de Oxford chamados Terry Jones e Michael Palin . E por incrível que pareça desistiram de se formar (os quatro) e foram para Londres sem se conhecer(chame de destino se quiser) onde começaram a fazer pequenos programas para televisão e radio as vezes trabalhando juntos. Conheceram nesses programas Eric Idle (ator e escritor) que por acaso também tinha estuda do em Cambridge ,mas em uma turmas anteriores. John Cleese que conhecera Terry Gilliam (desenhista e cartunista com participações na MAD) em Nova York o reencontra em Londres na mesma época.
O louco e brilhante produtor de comedias Barry Took ,da BBC, os uniu em um único programa ,dando a origem a serie de humor “Monty Python`s Flying Circus” que iniciou 5 de outubro de 1969.
O seriado que de uma forma inteligente e engraçada criticava a burguesia , tradições, símbolos, ações daquela época na sociedade britânica teve muitas Sketchs engraçadas como Ministry of Silly Walks, Dead Parrot, Argument Clinic, Silly Job Interview só para citar alguns Como exemplo. Havia também as Sketchs que acabavam do nada , com a policia entrando em cena dizendo que não podiam fazer isso na TV ou entrava o jornal , é claro que eles faziam os papeis nesses casos.
Em 1973 John Cleese anunciou a sua saída do grupo no final da terceira temporada , dizendo que não queria mais fazer porque as piadas se tornariam sem graças pelo desgaste. O grupo fez a quarta temporada sem o ator ,que foi a ultima ironicamente.
O Grupo também fez filmes que seriam marcos da comedia como Monty Python em Busca do Cálice Sagrado (Monty Python and the Holy Grail)de1975 um filme que ridiculariza o rei Artur e a távola redonda dando direito a coelho assassino , cavaleiros sem cavalo , a cavaleiro negro que não sabe lutar e os cavaleiros que dizem “Ní”. A Vida de Brian (Life of Brian) de 1979 que fala de um ativista que luta contra o governo romano na mesma época que Jesus e é confundido com o filho de Deus , é claro que com muito humor. O Sentido da Vida ( The Meaning of Life) de 1983 discuti o sentido da vida , mas com todo o humor do Monty Python e é o filme que menos segue uma sequência cronológica tendo varias Sketchs assim como no seriado.
E a questão é alem do próprio Monty Python ser engraçado influenciou muito do que assistimos como por exemplo os internacionais South Park, Adult Swim, trechos de Late Night with Conan O'Brien, além dos programas Saturday Night Live , the simpsons , Family guy ,Futurama , são alguns que se pode notar a falta de senso e nexo, a ironia ,e o humor acido criticando a sociedade atual também encontrado no Monty Python . De programas internacionais também da para perceber a influencias no Mr.Bean (o jeito que ele anda me lembra Ministry of Silly Walks ) a critica a o homem moderno ,relacionados a egoísmo ,e a falta de inocência .Lembrando é claro que Rowan Atkinson ator de Mr.Bean já fez uma participação especial no Monty Python´s Flying Circus. E em Portugal os humorista do grupo Gato Fedorento admitem sua influencia ,que pode ser percebidas pelas suas Sketchs que tendem ao absurdo.
No Brasil também se nota esse influencia na geração de artistas cariocas do grupo Asdrúbal Trouxe o Trombone , e programas Casseta e Planeta Urgente! e TV Pirata que são exemplos da comedia estilo nonsense influenciada pelo Monty Python.
Até mesmo o Pânico na TV sofreu uma influencia indireta da serie , por causa das suas sketchs como exemplo Gabi herpes que lembram sketchs do Monty Python. Até mesmo os integrantes do grupo humorístico Barbixas dizem gostar de Monty Python.
Monty Python influenciou e muito a comedia atual , e muitas pessoas nem ouviram falar deles mas sabe como é “tudo em pró da diversão” .
"Inventores" do spam
Tamanha influência exerceu o grupo que, após um grupo de advogados enviar uma mesma mensagem a um grupo de discussão na Internet, em 1994, o fato de o Monty Python haver, numa de suas apresentações como vikings repetirem sucessivamente o nome de um enlatado chamado spam (Spiced Ham, ou presunto temperado), por analogia (com a repetição das mensagens) este nome foi então adotado para designar aquilo que hoje, em Internet, chama-se spam.